top of page

Filmes, vídeos
e fotografias:
como conservar

Concepção e coordenação
M. Fernanda Coelho

Público-alvo

Pessoas com interesse em conservação de fotografias, filmes e vídeos, e em áreas relacionadas ao audiovisual.

Carga-horária

5 aulas de 2h cada

Vagas

30 vagas

Datas e horário

15, 22, 29 de agosto
05 e 1
2 de setembro de 2023​
Terças-feiras, das 19h às 21h​

 

Presencial na sede do IAC

Valor

R$250,00

Dúvidas e inscrições 

cursos@iacbrasil.org.br

Ementa


Em um mundo que se comunica cada vez mais através de imagens, os documentos audiovisuais ganham relevância para a preservação da memória coletiva e pessoal.
Dicotomicamente à sua crescente importância, o registro das imagens (fixas ou em movimento) apoiam-se em suportes cada dia mais frágeis, exigindo ações objetivas de conservação preventiva para que sobrevivam ao tempo.

 

O mundo digital foi uma avalanche que nos fez esquecer um pouco da importância do que aprendemos na convivência dos suportes analógicos e de que nossas memórias ainda repousam, em grande parte, nas fotografias em papel, nas fitas de vídeo e películas cinematográficas. Por isso, sem perder de vista os registros digitais, nesse curso abordaremos as estratégias de conservação para longo prazo especialmente para os suportes analógicos. Porém, também falaremos, de forma genérica, sobre as vantagens dos recursos digitais e para quais aspectos precisamos estar atentos quando migramos para essa nova tecnologia.

 

Para enriquecer a experiência no trato e reconhecimento dos suportes audiovisuais, traremos materiais para algumas atividades práticas com filmes, fotos e vídeos.

Sobre a ministrante

M. Fernanda Coelho é conservadora audiovisual e museóloga. Graduada em Cinema, Rádio e TV pela FAAP (1979); pós-graduada em Museologia pela FESPSP/Inst. Museologia (1988); Mestre em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa “Meios e Processos Audiovisuais”, pela ECA/USP (2009). Atua na área da preservação audiovisual desde a década de 1980, tendo trabalhado na Cinemateca Brasileira por 36 anos. Aposentou-se em 2015 do serviço público, porém segue atuando profissionalmente através de consultorias, oferecendo e organizando cursos e treinamentos. É professora na pós-graduação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) desde 2008. É membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e curadora da temática Preservação da Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOP.

bottom of page
...